Cirurgia Robótica

O que é?

É um procedimento cirúrgico, em que o médico conta com o auxílio de um robô de alta precisão, que faz os movimentos cirúrgicos por meio dos comandos do cirurgião. Essa tecnologia permite que as grandes incisões fiquem apenas no passado, dando lugar a um procedimento minimamente invasivo, de rápida recuperação e pós-operatório menos doloroso.

Como é feita?

É realizada por meio de acessos laparoscópicos, utilizando braços robóticos que possuem câmera de vídeo e pinças. Tudo isso operacionalizado pelo médico, por meio de uma tela de alta definição em 3D, com um painel de controle, que permite a realização de movimentos muito precisos.

Para quais doenças é indicada?

  • Cirurgia de próstata
  • Bexiga
  • Rins
  • Cirurgia infantil
  • Adrenal

Cirurgia tradicional

Também é conhecida como cirurgia aberta. Nela, o corte é maior para conseguir acessar o local, apresentando maior dificuldade de visualização e de aplicação das técnicas. Requer maior tempo de internação e recuperação, além de maior incômodo no pós-operatório.

Cirurgia robótica

É realizada com pequenos cortes e com o apoio de pinças bem finas acopladas a um robô que reproduz os movimentos do médico. É um procedimento minimamente invasivo e com todo o potencial que a tecnologia pode proporcionar.

Por que optar pela
cirurgia robótica?

  • Recuperação mais rápida
  • Menor sangramento
  • Menor tempo de internação
  • Preservação de estruturas fundamentais
  • Possibilita movimentos finos, precisos e sem tremores
  • Maior capacidade de movimentação e detalhes
  • Menos dor no pós-operatório

Como escolher um
cirurgião de confiança
e capacitado?

A escolha do cirurgião precisa obedecer alguns critérios. Afinal, estamos falando do seu bem mais precioso: a vida. Verifique o currículo do médico, se o profissional está com cadastro ativo no Conselho Regional de Medicina, suas certificações e sua titulação na Sociedade Brasileira de Urologia. Observe, durante a primeira consulta, se ele age em cumprimento da ética médica.

Vantagens da cirurgia robótica

Recuperação
mais rápida

Pós-operatório tranquilo com menor tempo de afastamento das atividades físicas.

Maior capacidade de movimentação e detalhes

Movimentos finos e precisos, preservando todas as estruturas fundamentais.

Menos trauma
e maior controle

A cirurgia é menos agressiva e permite maior controle até mesmo em cirurgias maiores e mais longas.

Dúvidas Frequentes

Essa especialidade médica é responsável por estudar e tratar doenças relacionadas às vias urinárias de homens e mulheres, além do sistema reprodutor masculino.

Doenças relacionadas aos rins, ureteres, bexiga, uretra, pênis, próstata e testículos.

Não! A especialidade ficou muito conhecida por cuidar da saúde do homem, mas o urologista também é responsável pelo trato urinário de homens e mulheres. Sendo assim, problemas nas mulheres como infecções urinárias, cálculo renal, incontinência urinária, entre outros, também são função da urologia.

É fundamental realizar consultas frequentes para que seja possível detectar qualquer alteração de forma precoce. Mas alguns sinais podem indicar que você precisa procurar imediatamente um urologista. São eles: dores nas regiões lombar, abdominal, pênis e testículos; desconforto ao urinar; incontinência urinária; aumento ou diminuição da frequência urinária; sangue na urina; andropausa/diminuição hormonal; cansaço e perda da vitalidade ao final da fase adulta e terceira idade; métodos anticoncepcionais masculinos/vasectomia; disfunção/impotência sexual.

 

Entre as cirurgias estão o tratamento para câncer de próstata, rim, adrenal, bexiga, pênis e testículos; aumento prostático; incontinência urinária em homens e mulheres; cirurgias infantis como estenose JUP, refluxo vesico ureteral, criptorquidias, hipospadia; cirurgia reconstrutora na uretra; endourologia para cálculo renal.